terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem somos

Algo novo na nossa organização estadual: 
Movimento Educação em Luta 

A história do Sind-ute foi marcada por grandes vitórias, muitos lembram das greves heroicas e, também, de suas conquistas. No ano de 1989 um (a) professor (a) chegava a ganhar o piso de 7 salários mínimos. 

O Sind-ute e a CUT eram grandes referências para todos os educadores no Estado de Minas Gerais e para todo o pais. O sindicato e a central utilizavam da melhor ferramenta possível, os trabalhadores. Eram eles a força do sindicato. Quem garante as mobilizações? Quem está no dia - dia das comunidades? Quem sente na pele os ataques e a precariedade da educação? São os próprios trabalhadores. Portanto quem deve estar a frente dessas batalhas? Somos nós. Era assim que o sind-ute atuava. 

Para seguir esta luta e preciso que o sindicato seja a ferramenta impulsionadora. No entanto, a crise que assola o movimento sindical no mundo e agravada em nosso pais com o atrelamento da CUT ao governo federal, impossibilitando assim, os enfretamentos necessários para o avanço da nossa luta. 

Esse processo de afastamento dos sindicatos e das lutas vem acontecendo em todo o Brasil. As principais organizações, que antes eram de luta, hoje abandonaram essa ferramenta como método de conquista para entrar no jogo das ilusões por dentro dos parlamentos. A distância das nossas necessidades e da CUT é evidente. Hoje propõem junto ao governo uma nova reforma da previdência, como ocorreu no governo Lula, aumentando a idade minima para aposentadoria. 

É nesse contexto que surge o Movimento Educação em Luta. Queremos resgatar a combatividade de uma categoria que quer e necessita da luta. O movimento já mostra sua importância em cidades como Juiz de Fora, Barbacena, Contagem, Barreiro, Patrocínio, Monte Carmelo e Uberlândia. Estamos apontando caminhos diferentes ao da direção do sind-ute, queremos a Luta como o principal método de conquista. 

Propomos também uma nova organização nacional a CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular) que já é uma referência de luta, e outras que queiram dialogar para construir a luta em defesa da classe trabalhadora. 


Venham conhecer este novo movimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário