quarta-feira, 14 de março de 2012

PORQUE OS EDUCADORES DO MEL E DA CSP CONLUTAS ESTÃO NA GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO?

Nós da CSP CONLUTAS, passamos toda a greve de 2011 exigindo da CNTE e do Sindute, o encaminhamento e organização de uma greve geral nacional, naquele momento. Por acreditar que estando mais de 20 estados no país e inúmeros municípios em greve seria mais fácil de mobilizar e mais chances de ter vitórias. Aquele era o melhor momento para se organizar a categoria dos educadores públicos em todo o Brasil.

Infelizmente a CNTE, através de sua direção não compreendeu o momento impar que estávamos passando em 2011, não chamando e organizando a greve geral nacional se apoiando nas grandes e longas greves dos estados como RJ, MG, RN e dezenas de outros estados. Tirando a greve geral para março de 2012.

Nós educadores do MEL e da CSP Conlutas em todo o Brasil, estamos, sem medir esforços, organizando e preparando a greve nacional por acreditarmos ser necessária uma grande mobilização e luta em defesa da educação no país. Mas temos que perceber que infelizmente, esse momento será mais difícil termos uma boa paralisação e mobilização nacional. Vários estados vêm de greves longas, como o nosso, e que não obtiveram vitórias significativas, a ponto de manter a disposição necessária para uma mobilização nacional ter pleno sucesso.

Outro grave problema que vemos é que não se organizou uma mobilização em Brasília para exigir do governo Dilma nossa pauta nacional.

O motivo pelo qual a CNTE não mobilizou ano passado e nem marcou manifestação nacional em Brasília nestes dias de greve é simples:

A CNTE não quer enfrentar o governo Dilma, não quer assumir que o governo Lula e agora o de Dilma (PT) não encaminhou ou resolveu os diversos problemas da educação no país, que tinham prometido em campanha eleitoral.

A CNTE defende os 10% do PIB JÁ, porém para 2016, e o governo federal, em seu PNE, defendo 7% do PIB para daqui a dez anos.

A CNTE defende o PNE do governo federal que privatiza a educação, deveria exigir a retirado do PNE do congresso com o compromisso de acatar o PNE dos trabalhadores da educação, com nossas reivindicações históricas, que infelizmente a CNTE vem abandonando.

E a lei do piso salarial nacional, defendido pela CNTE, tem dois graves problemas, seus valores são bem abaixo daqueles que historicamente revindicamos e é para uma jornada de 40 horas de trabalho. Temos que defender o piso salarial do DIEESE para uma jornada de 20 horas de trabalho.

NÓS EDUCADORES DO MEL E DA CSP CONLUTAS DEFENDEMOS:

- 10% do PIB para EDUCAÇÃO PÚBLICA JÁ.

- O AUMENTO IMEDIATO NO VALOR DO PISO, RUMO AO DIEESE.

- A JORNADA NACIONAL DE 20 HORAS SEMANAIS.

- CARREIRA PARA TODOS DA EDUCAÇÃO.

- CONTRA O PNE DO GOVERNO FEDERAL E EM DEFESA DO PNE DA CLASSE TRABALHADORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário