terça-feira, 7 de junho de 2016

Paralisação da Rede Estadual de MG Dia 10/06 – É hora de lutar contra a retirada de direitos e Contra Todos os Governos que nos Atacam

Vivemos um momento importante no nosso país e em nosso estado. Os governos, independente de quais partidos estejam   no poder (PMDB, PT, PSDB, etc.) buscam retirar direitos dos trabalhadores para colocar em nossas costas a conta da crise. Por outro lado os trabalhadores de diversas categorias e a juventude vem demonstrando por todo o Brasil, como a partir da luta independente das greves, ocupações e atos de rua podemos resistir as esses ataques.

Aqui em Minas a partir de muita pressão da categoria conseguimos que Pimentel não atrasasse mais ainda o acordo assinado no ano passado, que iniciou o ano descumprindo e não pagando o reajuste do MEC. Com muita luta revertemos isso, mas ainda não recebemos os retroativos, que foram aprovados em lei e garantidos que seriam pagos imediatamente.  Assim até o momento, temos vários pontos do acordo que não foram cumpridos, como o plano de carreira e uma série de ataques que o Governo está implementando. 

Vejamos: 


  • Atraso de salários de servidores há meses, que a SEE chama de verba retida.
  • Parcelamento dos salários
  • Verbas de projetos e até de merenda retidas,
  • Não pagamento do retroativo,
  • Ameaça de terceirização dos ASBs,
  • Descumprimento do acordo de greve da SRE (que daria 8% em abril para servidores SRe e ATbs) entre outros.
  • Extinção de vários cargos na Educação e em outras áreas do serviço público, no projeto de lei PL 3517/2016 enviado a ALMG. Descreve a extinção de 12 mil cargos de professores e 36 mil cargos de ASB. 

 Fora isso Pimentel segue envolvido em várias denuncias de corrupção que envolvem relações promiscuas com empreiteiras que financiaram sua campanha e quer dar na mão dessas mesmas empreiteiras a educação no estado a partir das PPP’s (Parcerias Publico privadas) que seguem em processo de implementação.

Em âmbito nacional a situação também é grave. O programa anunciado por Temer, vice de Dilma e agora no poder, prevê ataques aos direitos sociais, contrarreformas na previdência, inclusive com a pretensão de jogar os recursos dessa diretamente no caixa do Banco Central e, na área trabalhista, a tentativa de extinção do Ministério da Cultura (depois derrotado pelo movimento), um duro ajuste fiscal que busca impor o PL 257 e nas contas públicas, ataques ao funcionalismo e ao serviço público, mais privatizações e uma criminalização ainda maior das lutas, dos ativistas e suas organizações, diversos destes ataques como a reforma da previdência e o PL 257 foram iniciados no governo do PT.

 A queda de Dilma e ascensão de Temer só foram possíveis porque o PT governou a serviço dos interesses do grande capital, utilizando-se de sua hegemonia no interior das organizações da classe trabalhadora para frear as lutas, desviar as mobilizações, cooptar lideranças e difundir a ideia de que é possível governar para ricos e pobres, para patrões e trabalhadores. Foi o PT que se aliou ao PMDB e aos setores do empresariado que agora eles acusam de golpistas, na verdade quem deu o golpe nos trabalhadores foram todos eles. 

Portanto temos que ir a luta contra todos os governos que atacam nossos direitos.  Nós do Movimento Educação e Luta MEL - CSP Conlutas, chamamos todos trabalhadores a paralisarem as suas atividades no dia 10 de Junho para defendermos nossos direitos. Mas exigimos que a direção Estadual do SindUTE não tente transformar essa paralisação em um movimento em defesa de Dilma e do PT. Pois não é papel do sindicato defender um governo que também nos atacou durante muitos anos.

Também queremos convocar o dia 16 de junho irá ocorrer uma jornada de lutas contra estes ataques a classe trabalhadora. Será um dia de luta chamado pelo funcionalismo federal e temos que unificar nossas pautas para derrotar todos os governos que atacam nossos direitos. 


  • Contra as PPP’s de Pimentel/PT em Minas
  • Contra a terceirização nas escolas e dos ASBs
  • Pelo cumprimento de todos pontos do acordo e pagamento imediato do retroativo
  • Pelo imediato pagamento a todos trabalhadores da lei 100 que estavam de licença em dezembro de 2015
  • Contra Reforma da Previdência e o PL 257
  • Em defesa de todos os direitos da classe trabalhadora. 
  • Fora Temer, todos os corruptos e os reacionários do Congresso; 
  • Greve Geral pra derrotar os ajustes de Temer; 
  • Por um governo dos trabalhadores, sem patrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário