domingo, 29 de setembro de 2013

Queremos reajuste de verdade, 5% não cobre nem a inflação. FORA ANASTASIA!


Mais uma vez o Governo de Minas mostra sua política de precarização da educação em nosso estado. Mesmo depois da denuncia de que o governo deixou de investir em 10 anos mais de 8 bilhões na educação e de que a cada dia 5 profissionais pedem exoneração, o Governador Anastasia tem a cara de pau de ir a mídia dizer que a proposta de reajuste de 5% é uma grande avanço para os educadores. Como se estivesse fazendo um favor à categoria.

Nossa categoria está em campanha salarial desde maio desse ano, e só agora em setembro temos alguma resposta, logo o governo já economizou vários meses por não fechar um acordo antes. Sem contar que esse aumento não cobre a inflação do ano, muito menos cumpre o reajuste proposto pela lei do piso, ou seja, na verdade nosso salário vai continuar valendo menos. Além disso, o governo do PSDB não admite que a questão da baixa remuneração dos profissionais da educação do estado é um dos principais fatores que faz com que muitos profissionais se demitam das escolas e abandonem o projeto de trabalhar na educação.

Na proposta apresentada não é nem citado o reajuste do custo aluno (7,97% em 2013), que deveria servir como base para o rejuste dos salários e muito menos foi colocado pelo governo a discussão da volta de nossa carreira de forma integral e a questão do pagamento do piso. Novamente o governo se utiliza de manobras contábeis para tentar enganar a categoria e a população.

 O projeto de educação do PSDB não nos serve

Sabemos que esse projeto de educação implementado pelo PSDB em Minas é o projeto da elite brasileira, que não tem interesse nenhum em dar uma educação de qualidade para os filhos da classe trabalhadora. E infelizmente, mesmo que muitos ainda tenham receio de dizer (pela referencia de luta que um dia esse partido foi) o PT não vem fazendo nada de diferente no Governo Federal. Aliás, muitas das políticas do governo Mineiro são aplicadas pelo governo Dilma.




As jornadas de junho nos mostraram que é só quando o povo vai pra rua que os governantes se movem para atender nossas reivindicações, portanto, é hora de avançar na nossa organização e trazer junho pra dentro das escolas, nos organizando para lutar contra esse governo e sua política neoliberal para educação em Minas.




Para ter educação de qualidade: FORA Anastasia!



 Só a pressão do movimento fez o governo recuar do congelamento



A intenção do governador era não dar nenhum reajuste para a educação neste ano e manter totalmente congelada nossa carreira até 2015. Ele recuou porque houve pressão da categoria e da população que questionou nas ruas sua forma de governar.

As jornadas de junho mostraram o verdadeiro caráter desse governo. Anastasia mandou a Policia Militar reprimir o movimento de forma brutal, que resultou na morte de dois jovens, e sem nenhum tipo de dialogo. Desde o início do ano nossa categoria vem se mobilizando através de várias paralisações, que em junho se unificaram com os grandes atos massivos em BH. O acampamento na porta da casa do governador tem sido uma forma de chamar a atenção da sociedade e da mídia para a situação da educação em Minas.




Fim do Subsidio

Reajuste abaixo da inflação não dá

Piso nacional JÀ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário