A greve dos trabalhadores em educação em nosso estado demonstrou que a política do governo Anastasia é atacar os trabalhadores e deixou patente sua falta de compromisso com a educação.
Esta luta exigiu uma ampla unidade de todos os segmentos de nossa categoria e dos setores organizados, das diversas centrais sindicais e contou com o apoio de grande parte da população. Mesmo com toda esta mobilização o enfrentamento foi muito duro.
Nós, do Movimento Educação em Luta, dedicamos todas as nossas forças para a vitória de nossa luta. Nossa Central sindical, a CSP Conlutas, também esteve na linha de frente do apoio.
Agora, para as eleições do Sindicato, defendemos a composição de uma chapa unitária com todos os setores que se colocam na defesa das revindicações dos trabalhadores e no enfrentamento ao governo Anastasia/PSDB.
Temos diferenças com a direção do Sindicato, mas entendemos que essas diferenças não impedem a construção neste momento de um programa de atuação comum, para que a direção do Sindicato se fortaleça e reflita os mais diversos segmentos da categoria.
O SIND-UTE DEVE RETOMAR A TRADIÇÃO DE PLURALIDADE EM SUA DIREÇÃO
Dos grandes sindicatos estaduais de trabalhadores em educação, o SindUTE MG é um dos poucos que não elege a sua diretoria com o critério da proporcionalidade dos votos obtidos pelas chapas que disputam a eleição.
A Apeoesp (São Paulo) e o SEPE (Rio de Janeiro), os dois maiores sindicatos do país, tem diretorias compostas pelos vários setores que atuam na entidade e respeita a proporcionalidade. Por que no SindUTE é diferente?
A composição de uma chapa unitária depende da disposição da diretoria e não de Estatuto.
A proporcionalidade foi utilizada no SindUTE por uma breve experiencia em 1990. Desde então somente a chapa mais votada compõe a direção. Essa não é a melhor forma de composição, pois não reflete todos os setores da categoria.
Precisamos fortalecer o nosso Sindicato como um instrumento de luta de toda a categoria, como uma verdadeira organização de frente única de nossa classe.
Para isso, estamos apresentando um programa mínimo para a CHAPA DOS LUTADORES e aguardamos um posicionamento da diretoria e dos outros setores que compõem a nossa categoria.
PROGRAMA PARA UMA CHAPA UNITÁRIA E DE LUTA NO SIND-UTE MG
- Em defesa das reivindicações dos trabalhadores em educação: piso salarial, 1/3 de hora atividade, fim do subsidio e por um plano de carreira que garanta todos os direitos conquistados, contra as avaliações de desempenho..
- Contra a precarização das escolas, o assédio moral e a sobrecarga de trabalho imposta pela SEE
- Independência frente a todos os governos (estadual, federal e municipais)
- Democracia e unidade nos fóruns da categoria.
- Contra a flexibilização dos direitos e qualquer reforma que ataque os trabalhadores (não ao projeto de Acordo Coletivo Especial e a nova reforma da previdência)
- 10% do PIB já para a Educaçao
FAÇA CONTATO COM O MEL
TELEFONES (31) 3271-2406
Gustavo (Grande BH) (31) 9747-2128
Eleandro (Zona da Mata) (32) 8803-2098
Betânia (Triangulo) (34) 8807-5885
Nenhum comentário:
Postar um comentário