quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CONGRESSO DO SINDUTE EM ARAXÁ

A direção estadual do Sind-Ute, conseguiu aprovar na última reunião do Conselho Geral a realização do congresso da categoria para os dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na cidade de Araxá.

Os conselheiros do MEL e outros grupos de oposição, além de conselheiros independentes tentaram convencer a direção e os companheiros presentes de que o congresso deveria ser realizado no mê de julho, quando toda a categoria teria mais tempo para organizar-se,conhecer as teses em disputa, discutir nas escolas e eleger delegados para que o congresso pudesse representar de, fato, as posições a aspirações dos trabalhadores da base do nosso sindicato.

Infelizmente, a direção manteve sua posição, foi feita inclusive uma discussão para a realização do congresso em março. Mas a direção do sindicato manteve sua proposta e foi aprovado o congresso no início de fevereiro, quando as escolas ainda estão se organizando, o que dificultará a eleição de delegados pois o prazo será muito pequeno.

Com essa atitude avaliamos que a direção estadual não está preocupada em proporcionar uma discussão ampla e democrática entre os trabalhadores em educação da importância de realizarmos um congresso representativo dos educadores, que possa dar repostas aos ataques que estamos sofrendo dos governos e que seja uma mola propulsora das mobilizações, nos locais de trabalho, que precisamos fazer nos próximos períodos de luta. Não haverá tempo hábil inclusive de discutir as propostas com todos os trabalhadores no interior das escolas.


Ao contrário, o que parece é que a direção quer privilegiar a participação de um grupo formado pelas direções das subsedes e conselheiros, comandados pela sede central.

Muito dinheiro e energia serão gastos para a realização de um congresso que não terá o respaldo e o reconhecimento da base, porém é necessário todos o esforço para que essa discussão chegue aos educadores de todo o estado e nos esforçarmos para eleger um grande número de delegados que representem as reivindicações dos trabalhadores em educação da nossa subsede.

Queremos lutar para que este congresso sirva para armar a categoria para as lutas deste ano. É necessário que lutemos por uma carreira que garanta os nossos direitos e não somente pelo piso salarial.

Temos que democratizar o sindicato, fazer com que todos os departamentos funcionem bem. Há muitas criticas ao jurídico do sindicato e devemos exigir da direção que ele funcione de fato e encaminhe as demandas da categoria.

Nós do MEL, CSP CONLUTAS, NDG e outros setores nos reunimos ontem para discutir este congresso e vamos apresentar uma tese comum para ser debatida neste congresso.


Comece, desde já, a fazer essa discussão na sua escola. Prepare-se para eleger delegados e participar do congresso. Os delegados já podem ser eleitos e o prazo de inscrição será até ao dia 07 de julho. Entre em contato conosco e vamos juntos lutar por mais conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário